Tuesday, January 03, 2012

Medos, quadrados e Clean Slates

"Think out side the box" é uma expressão que tendo a usar muito na minha narrativa. Penso que, por medo, os seres humanos tentam encaixar tudo e todos em quadrados, ideias feitas, quadrados confortáveis, que explicam (ou tentam explicar) ou melhor, "enquadrar" será a expressão correcta, todas as coisas que acontece e pessoas que conhecem.

Isto acontece frequentemente na minha profissão. Ser psicóloga é estar imediatamente condenada a ser encaixada num quadrado, cheia de preconceitos e ideas preconcebidas que as pessoas trazem para as relações.

Quando algo novo ou relativamente novo acontece na nossa vida, o nosso cérebro inevitavelmente vai procurar, as vezes desesperadamente, situações ou pessoas semelhantes do passado. E a´´i, nesse momento de buscas e comparações. reside a infelicidade humana.

A certa altura parece que o ser humano perdeu a capacidade de viver as coisas pela primeira vez. Não é "como se fosse" a primeira vez, é porque, SÃO mesmo as primeiras vezes.

A gastronomia é sempre um bom exemplo.

Todos já comemos arroz. De muitas formas. Quando alguém nos convida "Olha, queres provar arroz de legumes",  nós não respondemos imediatamente "Não obrigado, já provei arroz de marisco e não gostei, logo também não vou gostar de arroz de legumes". Bem, se existe alguém à face da terra que dê uma respostas destas, escreva-me.

Por vezes, sinto que, em termos de relações interpessoais tudo isto se resume numa enorme falta de respeito. Quando alguém me conhece, quero que me conheça e não que me desate a encaixar nos seus quadrados, comparando-me com X e Y.

Quando algo acontece na minha vida, que se assemelhe de alguma forma a algo que já aconteceu, tento, a todo o custo, viver esse momento como se fosse a primeira vez. Se eu não fizer isto, estou a empacotar pessoas nos quadrados que eu tenho criados, quando não tenho nenhum quadrado para a aquela pessoa!!! E Isso é uma sensação horrenda.

A outra expressão com que simpatizo muito, do inglês é o "Clean Slate".
 - an opportunity to start over without prejudice
- fresh start, tabula rasa
- chance, opportunity - a possibility due to a favorable combination of circumstances; 

-If you start something with a clean slate, then nothing bad from your past is taken into account.

Foi difícil, mas penso que finalmente consegui.
E no que respeita a mim, quem não abrir um CLEAN  SLATE para mim, não me merece...
Arrumei num cantinho os quadrados do passado, e arranjei uns quadrados vazios. Clean Slates para o futuro. A única coisa que peço é que todos tentem fazer isso. Serão mais felizes. Muito mais.

No comments: