Sunday, January 01, 2012

Dukkha, os fins e os começos

Dukkha é a palavra em sânscrito que designa sofrimento. Dei por mim a pensar nisso e na vida do Buda, e no sofrimento em geral que as pessoas se permitem viver.

Este texto não visa ser científico nem ambiciona ser perfeito no que respeita aos fundamentos do Budismo, note-se. É mais uma reflexão minha, como sempre.

Das quatro nobres verdades do Budismo, a primeira diz-nos que a vida é sofrimento. Depois Buda apresentou as causas e claro, o caminho (em oito partes) para nos livrarmos desse sofrimento. Quem tiver curiosidade procure saber mais...

Os fins e os começos que acontecem nas nossas vidas são uma das grandes causas de sofrimento. Se ao ler está a pensar que um fim é mais doloroso que um principio, está enganado.

Vejamos na perspectiva da gestão de Recursos Humanos: Começar um emprego novo não é tantas vezes emocionante, recheado e medos e inseguranças, emoções fortes, novas pessoas, novas hierarquias, etc. tanto qual a perda de um emprego?

Acabar e Começar são faces da mesmo moeda. Este é um principio básico quer do budismo quer do Yoga e quando aprendemos a viver os dois momentos, os fins e os começos, aceitando as nossas emoções tal como elas são, evoluímos. O cariz que atribuímos às vivências, como negativas ou positivas, faz apenas com que dividamos o mundo em dois, sempre este mundo dicotómico, bruscamente dividido entre o bem e o mal, a luz e as trevas, o gosto e o não gosto, como se essa simplificação nos ajudasse de alguma forma a viver melhor.

É em união que conseguimos evoluir e não em dispersão ou dicotomização. Para mim já foi mais difícil (O difícil e o fácil também é uma dicotomização!!!!) e, lentamente, começo a aceitar as minhas emoções como uma feliz parte de mim, porque posso sentir. Porque não tenho anedonia, porque finalmente começo a conseguir ser a "testemunha" da minha vida, nas palavras de Buda, assistindo a tudo o que se desenrola, com a paz necessária, e com o meu interior, o meu purusha, o meu si, a parte de mim que está realmente unida ao ser universal, às raízes do universo...


O Sofrimento faz parte da vida, a sua causa é o desejo. Quando desejamos demais sofremos. Quando desejamos sofremos, quer desejemos uma coisa fantástica que nunca mais chega, ou quando desejamos que algo horrível não aconteça, também sofremos.


Só quando conseguirmos ver a vida como uma bem primordial que deve ser vivido tal como nos é oferecido, conseguiremos viver realmente. Saindo dos clichés habituais, claro, porque é muito mais profundo do que o senso comum no quotidiano nos transmite. "A cavalo dado, não se olha a dente". Viver a vida em aceitação, é a única forma de realmente aceitar o bem vida, que nos foi oferecido...

No comments: