Tuesday, January 25, 2011

Gravidez…

Durante uma parte da nossa vida, os nossos pais andam sempre a trás de nós a tentar a todo o custo que não engravidemos (adolescência). Toda a preocupação da vida dos pais parece girar à volta disso, da sexualidade e da gravidez, quer para com rapazes quer para com raparigas.

A seguir, vem a parte da nossa vida que toda a gente à nossa volta acha que está na hora de engravidar? Como esperam que troquemos de ideia tão rapidamente? Dos 17/18 anos para os 25 temos de mudar o que internalizamos tão veementemente? Esta sociedade parece não compreender as pessoas que não querem ter filhos. Independentemente do motivo da pessoa, porque não compreendem? Porque não a deixaram simplesmente ter um “acidente de percurso” aos 18 anos? Agora pressionam que tem de ser rápido .

Depois, finalmente se toma a decisão de engravidar ou simplesmente acontece. Ou andamos anos a tentar engravidar. Andamos metade da nossa vida atrás dos filhos, a criá-los, a preocuparmos com eles. Esquecemo-nos de nós próprios.  

Mais tarde, ficamos 20 anos ou mais a evitar ter filhos de novo. Já chega. Já não queremos mais.

Chega o momento em que ficamos “sem filhos” de novo. O “ninho fica vazio”, e ficamos sozinhos. Como já há muitos anos nos esquecemos de nós próprios, não conseguimos lidar com isso porque já não sabemos quem somos.
Chega a velhice e voltamos a precisar dos filhos, para cuidar de nós, para nos ajudar a acabar a tarefa de viver. Voltamos a querer ter filhos. Desta vez, grandes, que cuidem de nós.
O maravilhoso ciclo da gravidez.

No comments: