Monday, March 09, 2015

"The Fall" e a falácia do dia internacional de mulher


Eu compreendo que poucos partilhem das minhas reflexões e fortes sentimentos face ao dia da mulher.
Como pessoa que trabalhou diretamente com igualdade de género, acreditem, quem trabalha no ramo, também detesta este dia. O que começou por ser uma medida de discriminação positiva (como tantas outras, as famosas quotas, etc...) na promoção da igualdade de género, transforma-se basicamente numa palhaçada mediática, quase a chegar aos niveis de marketing do Dia de S.Valentim...

Uma das minhas sérias preferidas de todos os tempos, THE FALL, tem esta cena deliciosa que, quem levar "para casa" para reflectir, vai retirar muita coisa.


Apesar da aparente igualdade, basta olhar para as eestatísticaspara confirmar diferenças salariais cada vez mais graves (eu sei que parece estranho, a mim também me pareceu!), o acesso a cargos de topo e muitos outros dados.

Vivemos num mundo cada vez mais marcado por ilusões e a igualdade de género não é excepção. Continuamos a achar que já existe igualdade, mas ela não existe.

E, por amor de deus ou do universo, não venham com aquele e estupidecido energumene argumento..."ah, os homens e as mulheres são diferentes, logo nunca haverá igualdade!!!"...

Bem, é uma fúria cá dentro de mim, que até fervo. Homens e mulheres serão sempre biologicamente diferentes, como causasianos, negros e asiáticos ou qualquer outra diferença biológica.

É importante é perceber que as mulheres continuam fechadas em quadrados impostos pela sociedade,e as que saem deles, das duas uma, ou são heroínas ou são marginais, conforme o campo que abordamos.

Na vida sexual em particular (tema de que trata a cena acima), as mulheres continuam a sofrer enormes preconceitos. Gigantes. E só não vê, quem não quer ver...

Portanto, não me peçam para festejar o facto de eu ser mulher um dia por ano. Festejo todos os dias. POr isso, a Unica solução é transformar este dia maravilho em dia Internacional da Igualdade e que os homens festejem em conjunto com as mulheres, como seres humanos que somos. Ambos. Iguais Seres Humanos. Pessoas.

No comments: