Thursday, November 06, 2014

"Esta não tem medo de nada..."

Hoje, um membro da minha família, no meio de uma conversa sobre conduzir à noite, temporal, chuva, etc, disse "Esta não tem medo de nada..."

Foi mesmo daquelas coisas que quase ninguém nota ou liga.

Ali no meio da conversa sabem, daquelas coisas que nem se dá por ela, assim, num instante fugidio. Mas ficou no ar. Hanging there. Com diz o fabuloso diálogo do "When Harry met Saly", ficou ali pendurado no ar, como se fosse um daqueles balões de banda desenhada.

Eu? Não tenho medo de nada? Fantástico.

É que nem sequer sei se, naquela frase tempestuosa de 5 segundos, se aquilo foi um insulto ou um elogio. É daquelas frases maravilhosamente ambíguas. Ficamos sem saber se nos admiram por não termos medo, ou se somos uma olelha negra do rebanho, por não os ter.

Não, não tenho medo de conduzir à noite, de ir sozinha a lado nenhum (acho que todos tivemos e espero...todos ultrapassamos), da chuva, do vento, dos assaltos, do que tiver que acontecer. Não tenho medo de bicho nenhum (salvo seja, se me aparece um leão à frente, ainda lhe chamo bichaninho!). Não tenho medo de alturas, nem do locais fechados. Enfrentei-os todos. Que me lembre. Ainda me falta tirar o curso de paraquedismo....mas lá iremos.

Mas tenho medo. Tenho medo de ficar sem liberdade. Tenho medo que me aprisionem. Tenho medo que me julguem, que me estereotipem, que me limitem. Tenho medo de deixar de ter curiosidade face a tudo neste mundo. Tenho medo de perder a fé em mim e no meu potencial ilimitado (como todos têm...). Tenho medo de perder o meu raciocínio. Tenho medo de não amar. Tenho medo de não ser amada. Tenho medo de não aproveitar cada minuto desta vida que parece que passa cada vez mais rápido à frente dos meus olhos. Tenho medo de extremismos e radicalimos em todas as áreas. Tenho medo de desenvolver medos estúpidos e não fundamentados (alguns dos quais referi acima). Tenho medo de não viver a vida. Tenho medo de não (re)encontrar alguém com quem partilhar tudo, inclusivé estes medos.

Como vêem, tenho muitos medos.

No comments: