Tuesday, February 28, 2012

Pelos caminhos de Portugal

Ontem, dia 27 de Fevereiro de 2012, perfaz 2 meses que decidi não regressar a Angola. Exactamente ontem, reiniciei a minha carreira em “terreno” português! Até agora, estive a trabalhar em casa, em teletrabalho. Ontem saí à rua. Ontem, percorri os caminhos pelo norte de Portugal. Ontem senti-me invadida por um sentimento de orgulho patriótico como nunca havia sentido. Sim, parece que foi necessário sair de Portugal, para realmente lhe dar valor…é a vida…

Pelas estradas de Barroselas, Lanheses, Ponte de Lima, Fontão, Geraz do Lima, Neiva até Esposende, vi raios de sol cruzarem pinhais, senti o maravilhoso cheiro português, de terra, de trabalhadores, de eucalipto, de carros no corre-corre da vida.
 
Infelizmente, invade-me também uma certeza de que Portugal tem baixa auto-estima. Parem de culpar a crise. O povo português descobriu o mundo, conquistou terras, moveu corações e, agora, recolhe-se, infeliz, com medos, parecendo que se esqueceu de como é ser feliz. Ser feliz passou a ser, em 2 ou 3 décadas, ter muitas coisas e muito dinheiro. Onde está o orgulho de se ter o que se tem “e de agradecer a Deus o que já tens?”
 
Obrigado, Deus, Ser superior, Dharma, Buda, Alá, Universo. Obrigado pelo meu país. Obrigado pelo meu povo, ele recuperará desta depressão em que caiu. Obrigado pela minha família, pelos meus amigos, por todos que eu amo, amei ou que me amaram ou amam. Obrigado por me ajudares a gostar cada dia mais de mim própria. Só feliz comigo própria, posso tentar passar a felicidade para este país deprimido. E Vou conseguir!

No comments: