Friday, August 13, 2010

Viagem ao Lubango


Nos dias 6, 7 e 8 de Agosto fomos visitar a terra que nos acolheu por quase dois anos.

Foi triste verificar que o caminho Lubango-Benguela está pior que dantes. São 329 km apenas, que demoramos cerca de 5h30 a percorrer. Tem apenas cerca de 54 km de Picada, mas as chuvas tornaram-na pior do que estava dantes (Acho que os piores danos estão no caminho de Cacula até Chongoroi). As aguas tem uma força brutal, no inicio nem acreditava que só agua e chuva fizessem tantos buracos e abatimentos, mas parece ser verdade…

Chegados ao Lubango, também fiquei triste. Tinha expectativas que nos quase 09 meses que lá não estive, as condições tivessem melhorado. Ainda por cima com o CAN-Campeonato Africano de Futebol, esperava eu, que houvessem novas estradas e menos lixo. Mas não. O Lubango está mais ou menos estagnado nesse aspecto. Cresceram hotéis, lojas na rua, o shopping Millenium tem mais oferta e o aeroporto, mas alguns buracos e alguns cantos de lixo estão iguais.

Na foto que publico em baixo, estou no Hotel Serra da Chela, de 4 estrelas. Impecável. Agora o Lubango já tem um sitio agradável onde passar uma tarde, na piscina e em excelente ambiente.

A estrada para o aeroporto está também melhor, mas temo que as chuvas possam destrui-la facilmente, já que a obra é frágil, quer de materiais quer de recursos humanos…

No fim…as pessoas! Os meus alunos, ou melhor, ex-alunos…que nó na garganta! Que carinho e que recepção! Abracei diversos alunos e fiquei triste por terem perdido a oportunidade de continuar os estudos de ensino superior! E que dedicados eram…

Espero que o novo ministério do ensino superior, ciência e tecnologia, reconheça que tem ali potenciais quadros médios e superiores muito importantes para Angola, e acima de tudo, além dos conhecimentos técnico-científicos tem ali potenciais colaboradores motivados e dedicados, carinhosos e empáticos…Um abraço a todos e todas!

Depois, as noites foram passadas no novo CASINO OLYMPIA- Porquê? Porque o meu grande amigo Nuno, marido da minha grande amiga Jacy, trabalha lá, porque é o melhor local para estar no Lubango, porque eu fiz o processo de recrutamento e selecção, e a consultoria para abertura e cartaz cultural bem como a selecção do responsável cultural (o NUNO!) e, finalmente, porque o meu maridão actuou lá. Ainda não foi desta, que tive coragem para pegar no microfone…não.

O Hermínio é o equivalente a um “encantador de serpentes” quanto toca a harmónica aqui no Lubango. O som da harmónica enche-nos o peito, é inevitável…

Por ultimo, temos de vos falar deste Duo encantador. O Duo Nova Vaga. Como podem ver na foto, dois músicos maduros, que executam brilhantemente música variada (desde originais, Beatles, fados, música tradicional Angola, e musica comercial diversa!) com uma guitarra e um SERROTE! Sim, um serrote. Não há como explicar esta arte de sacar as notas certas de um serrote com uma régua de plástico! E que som hipnotizante! Parabéns Duo Nova Vaga!

E pronto, passeio muito cansativo para apenas 3 dias. Não se repetirá em tão pouco tempo, mas voltarei ao Lubango em breve, a terra das pessoas sorridentes e afáveis…

 



 


 


 

 




 

 

No comments: