Tuesday, February 28, 2012

Pelos caminhos de Portugal

Ontem, dia 27 de Fevereiro de 2012, perfaz 2 meses que decidi não regressar a Angola. Exactamente ontem, reiniciei a minha carreira em “terreno” português! Até agora, estive a trabalhar em casa, em teletrabalho. Ontem saí à rua. Ontem, percorri os caminhos pelo norte de Portugal. Ontem senti-me invadida por um sentimento de orgulho patriótico como nunca havia sentido. Sim, parece que foi necessário sair de Portugal, para realmente lhe dar valor…é a vida…

Pelas estradas de Barroselas, Lanheses, Ponte de Lima, Fontão, Geraz do Lima, Neiva até Esposende, vi raios de sol cruzarem pinhais, senti o maravilhoso cheiro português, de terra, de trabalhadores, de eucalipto, de carros no corre-corre da vida.
 
Infelizmente, invade-me também uma certeza de que Portugal tem baixa auto-estima. Parem de culpar a crise. O povo português descobriu o mundo, conquistou terras, moveu corações e, agora, recolhe-se, infeliz, com medos, parecendo que se esqueceu de como é ser feliz. Ser feliz passou a ser, em 2 ou 3 décadas, ter muitas coisas e muito dinheiro. Onde está o orgulho de se ter o que se tem “e de agradecer a Deus o que já tens?”
 
Obrigado, Deus, Ser superior, Dharma, Buda, Alá, Universo. Obrigado pelo meu país. Obrigado pelo meu povo, ele recuperará desta depressão em que caiu. Obrigado pela minha família, pelos meus amigos, por todos que eu amo, amei ou que me amaram ou amam. Obrigado por me ajudares a gostar cada dia mais de mim própria. Só feliz comigo própria, posso tentar passar a felicidade para este país deprimido. E Vou conseguir!

Thursday, February 23, 2012

“Universidades Lean?”

Mais um artigo Publicado! Desta vez, o meu primeiro artigo Internacional!

Araújo, P. (2011). “Universidades Lean?”: Contribuición para la reflexión para a reflexão. Revista de la Educación Superior Nº. 160, Vol. XL (4), Octubre/Diciembre, pp. 135-154.


Brevemente disponível no site oficial da Revista, em:
Mas entretanto, decidi digitalizar a revista, em vez de aguardar pela Publicação Electrónica. É um artigo um pouco polémico ....Principalmente no campo da gestão do ensino superior!

A quem interessar, façam download no link abaixo, gratuito! 
http://www.4shared.com/office/AUBurixZ/Artigo_Rev_educ_superior_160.html

Wednesday, February 01, 2012

Nunca voltes ao sítio onde foste feliz??!!!

Parece que existe um ditado que diz "Nunca voltes ao sítio onde foste feliz". Não o consigo compreender.

Hoje passeei em muitos sítios onde fui feliz. Transbordava de felicidade. O sentimento não cabia em mim! Soube tão bem. A rua da Junqueira na minha terra, a Póvoa de Varzim, a praia, o sol quentinho a aquecer o rosto e o corpo já embrulhado em roupa. A Mariadeira, o liceu, a Biblioteca, a minha escola, etc, etc.

Emoções de infância e da adolescência vieram até mim e deixei-as entrar. Os namoricos, as paixões fortes, os fins, o choro, o riso...tudo...

Não percebo esse proverbio. Talvez tenha como objetivo prevenir as pessoas para que não sofram de novo. Porém, é tão estranho. Quando as pessoas pensam no passado, parece que têm prazer em reviver os sentimentos negativos! Masoquistas! 

Porque não ir ao passado e reviver a felicidade? Se não a podemos viver no futuro, então só podemos revivê-la no passado!

Quando as pessoas visitam o passado, parece que escolhem os piores momentos para visitar, o que significa que têm prazer em sofrer com eles.

O Yoga e psicologia positiva, e a vida em si, ensinaram-me e treinaram-me bem. Visito e visitarei sempre os sítios onde fui feliz! Porque só lá consigo relembrar e simular a felicidade que já tive no meu coração. E, assim, fico a saber que este coração ainda sabe o que é sentir felicidade. Só assim...