Tuesday, August 11, 2009

Uma aventura no CONSULADO DE PORTUGAL em ANGOLA

Pois é, não se queixe quem tem dificuldades em lidar com o consulado de Angola em Portugal, porque no Consulado de Portugal em Angola, Benguela, vai dar ao mesmo.
Uns dias antes, com todo o cuidado do mundo, visitamos o Consulado Virtual, medida Simplex.
O Site permitia marcação do dia e hora a que iríamos lá e informava que era apenas necessário o BI e uma fotografia.
Afinal, ninguém tinha acesso ao site, parecia que nem sabiam o que isso era! Afinal eram duas fotografias e não uma, e não podiam scannerizar, fotocopiar nem nada. E Alem disso, o site informava que fechava às 12h30 e na realidade fechava às 12h00.
Podíamos ir tirar fotografias rápidas mas quando voltássemos já estaria fechado.
Nem explicar que fizemos 400 k m (do Lubango a Benguela) de propósito para fazre a inscrição consular parecia adiantar. O recepcionista ainda falou com o cônsul, mas parecia não adiantar. Disse que abdicava do cartão consular, que depois iria lá buscá-lo. Não adiantava.
Depois irritei-me, e disse que não saía dali sem me inscrever. Sou cidadã portuguesa e quero apenas dar a conhecer ao meu consulado que estou cá.
Lá permitiram, mas tínhamos de tirar fotos. Não no Chinês rápido (em Angola, todas as lojas de fotocopias e fotografias são de asiáticos, talvez chineses, vietnamitas etc). Ao contrário do que todos dizem, benditos sejam os asiáticos. São dos poucos que REALMENTE trabalham por toda Angola. Em pouco tempo temos copias, digitalizações, fotografias…tudo bem feito e rápido! Se não fossem eles, não sei quantas eternidades eram necessárias para tirar fotografias numa cidade Angolana.
Mas não. Dizia o recepcionista do consulado que era melhor ir tirar mesmo ao Fotógrafo XPTO. Fotografias com fundo branco, se não, não aceitam! A Minha fotografia do Passaporte português tem fundo azul!
Enfim…saí do Consulado eram 16h00. Um dia perdido. E eu tão contente à entrada do consulado por estar a entrar em solo português…

1 comment:

Anonymous said...

zzZzz...