Monday, June 02, 2008

Mais uma vez...um jornal insulta psicólogos/as

Em resposta à recente crónica de Carla Hilário Quevedo, publicada no Jornal Meia Hora, hoje dia 02 de Junho de 2008, inseri um comentário no seguinte blog: http://jazza-memuito.blogs.sapo.pt, pertencente à cronista em causa (a noticia concreta tem como Headline "Astrólogos e Videntes" e está em http://jazza-memuito.blogs.sapo.pt/246668.html?view=298124#t298124.


Convido todos/as a visitarem. A polémica advém do facto da cronista denegrir a profissão de psicólogo, colocando-a no meio da polémica em volta do Prof. Bamboo...

Aproveito para deixar aqui meu comentário, para que nunca seja retirado ou esquecido.

Entristece-me ser tratada desta forma, e apelo a todos/as os/as colegas de profissão (e outros/as simpatizantes), que se manifestem. Nem que lentamente, ou ocasionalmente, não deixem de erguer as vossas vozes.

Eu sei que a nossa profissão é valorizada e querida por muitos serviços, pessoas e empresas. Eu sei que já ajudei muito a sociedade em geral, em vários sentidos. É muito mau, que me coloquem ao nível de oráculos, sem ofensa. Oráculos são oráculos. Eu estudei quase 20 anos para me tornar profissional de Psicologia.

Abraço a todos/as.

De Patricia Araujo a 02 de Junho de 2008 às 13:09
Exma. Sra.:


Muito me entristece que misture actividades de oráculo, altamente suspeitas, com actividades profissionais devidamente regulamentadas e com código deontológico (aliás, reformulado e assinado em cerimónia publica no passado 31 de Maio, com actualizações negociadas com diversas instituições europeias).

Talvez quando se referiu a psicólogos, quisesse referir os que se intitulam "parapsicólogos", ou ciências paranormais. Para ser psicólogo(a), uma pessoa tem de obter uma licenciatura, (actualmente até com Bolonha os novos/as alunos/as têm de ter o Mestrado Integrado em Psicologia.Somos profissionais, trabalhadores e emprenhados, reconhecidos pelo Ministério da Educação, pelo Ministério do Trabalho e pelo Ministério da Ciência e Ensino superior, e é muito triste que se misturem as coisas de ânimo leve.Por outro lado, dou-lhe algum benefício da dúvida, pois talvez saiba da existência de pessoas que se auto-apresentam como psicólogos e não têm qualquer habilitação para tal, e sendo assim, agradeço que faça a respectiva denúncia da situação ao SNP, mas que numa notícia pública apresente a situação claramente.

Para outros esclarecimentos, consulte a página do SNP- Sindicato Nacional dos Psicólogos.Só ficaria bem ao Meia-hora, pedir desculpa por esta miscelânea e insulto, e irei para às autoridades esse direito (direito de resposta, penso eu).Boa tarde.

Patrícia Araújo(licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto)

No comments: