A minha carreira de escritora vai de mal a pior. Para alguém que sempre sonhou escrever, ando a ficar muitas vezes sem palavras. Angola.
Alguém que sempre quis contar coisas, agora tem dificuldade em contar. Talvez seja a preguiça que por vezes a imagem cause. Quem esteve lá, sabe que está tudo lá. Pode-se escrever, dizer, gesticular, gravar, fotografar…nada se compara a viver.
No passado dia 29 de Agosto decorreu o Primeiro Baptismo dos Caloiros da Unidade de Apoio Académico do Lubango da Universidade Gregório Semedo. Apesar de notícias incómodas relacionadas com a nova legislação para o Ensino Superior em Angola (que será emitida em breve, dizem há alguns anos), nada pára a força e a energia de quem luta, de quem esforça, de quem trabalha, de quem gosta.
Mais clichés. Não há palavras.
A tradição académica em Angola não parece forte. Não existe traje académico, fitas ou chapéus, Latim, praxe ou federação académica regulamentada, e logo, quando existem praxes ou baptismos de caloiros (ou verdinhos, como é mais frequente dizer), não raramente se cai em práticas humilhantes, que caem no fácil e ridículo (como aliás, tem vindo a acontecer noutros países do mundo, inclusivamente Portugal).
Mas a cultura da UAA-UGS do Lubango criou-se lenta mas profundamente. E reflectiu-se, ontem, dia 29 de Agosto, plenamente nas práticas inteligentes, sapientes, divertidas e culturalmente ricas levadas a cabo no “Baptismo do Caloiro da Unidade de Apoio Académico do Lubango”.
O programa incluiu actuação de cantores, grupo teatral, discursos formais de algumas pessoas, o Baptismo, um pequeno cortejo pela cidade, um excelente buffet/almoço, dança, diversão, etc.
Mas de tudo isto, são as pessoas que conta. O fervor com que os alunos vivem a felicidade de estudar numa universidade. O respeito que nos têm. Melhor que isso, o carinho que demonstram.
Obrigado a todos os alunos da UGS UAA-Lubango, por terem passado pela minha vida.
Parabéns a todos e a todas.
(E cá vão algumas fotos. Tentarei publicar outras de melhor qualidade daqui a uns dias)