Monday, September 23, 2013

Tecnologia, Tecnologia...para que te quero...


Estive em férias uma semana. Mas para mim, não há férias da observação. Principalmente observar os humanos no seu habitat natural.

 

E, digo-vos muito está realmente a mudar.

 

Os seres humanos estão, mais uma vez a descurar os sentidos. O Olfato já perdeu grande capacidade e predominância, em termos evolutivos, nomeadamente pelo facto de nos termos afastado do chão, aquando da evolução para Homo erectus.

 

Agora é a vez da visão e audição. Os humanos nao estão a usar os seus sentidos diretamente!

 

Simplesmente veem tudo através de ecrãs.

 

Foi fantastico e triste ao mesmo tempo, constatar a quantidade de pessoas que tirava fotografias na praia, dentro da agua, dentro da piscina, com iphones, ipads e outras coisas mais.

 

Dentro de grutas magnificas, as pessoas passaram todo o tempo a disparar fotos. Poucas pessoas tocaram na pedra, sentiram o ambiente, inspiraram o ar, ouviram o silêncio de uma gruta subterrânea oferecida pela natureza.

 

Pessoas sentadas em muros, desesperadas por sinais wireless gratuitos. Pessoas em grupo, sentadas em esplanadas, com paisagens belas, a olhar para ecrãs...e ironicamente, eventualmente a ver outras coisas belas.

 

Já dizia o António Variações "Estou bem, aonde nao estou".

 

Os seres humanos nao vivem no presente. Vivem no futuro (tiram fotos e fazem gravalções do presente para ver no futuro) e vivem no passado (sempre em comparações, e a planear já reviver o passado no futuro! Nao é irónico?).

 

A tecnologia não nos está a tirar o Presente?

 

Não estaremos a caminhar para ficar sem sentidos nenhuns?

 

Não estará a tecnologia a criar uma nova caverna de Platão? Estaremos a prepara-nos para reviver uma espécie de espelho da realidade? Não serão sombras?

 

Estamos voluntariamente a ir viver para dentro da Matrix???

No comments: