Estive em férias uma semana. Mas para mim, não há férias da observação. Principalmente observar os humanos no seu habitat natural.
E, digo-vos muito está realmente a mudar.
Os seres humanos estão, mais uma vez a descurar os sentidos. O Olfato já perdeu grande capacidade e predominância, em termos evolutivos, nomeadamente pelo facto de nos termos afastado do chão, aquando da evolução para Homo erectus.
Agora é a vez da visão e audição. Os humanos nao estão a usar os seus sentidos diretamente!
Simplesmente veem tudo através de ecrãs.
Foi fantastico e triste ao mesmo tempo, constatar a quantidade de pessoas que tirava fotografias na praia, dentro da agua, dentro da piscina, com iphones, ipads e outras coisas mais.
Dentro de grutas magnificas, as pessoas passaram todo o tempo a disparar fotos. Poucas pessoas tocaram na pedra, sentiram o ambiente, inspiraram o ar, ouviram o silêncio de uma gruta subterrânea oferecida pela natureza.
Pessoas sentadas em muros, desesperadas por sinais wireless gratuitos. Pessoas em grupo, sentadas em esplanadas, com paisagens belas, a olhar para ecrãs...e ironicamente, eventualmente a ver outras coisas belas.
Já dizia o António Variações "Estou bem, aonde nao estou".
Os seres humanos nao vivem no presente. Vivem no futuro (tiram fotos e fazem gravalções do presente para ver no futuro) e vivem no passado (sempre em comparações, e a planear já reviver o passado no futuro! Nao é irónico?).
A tecnologia não nos está a tirar o Presente?
Não estaremos a caminhar para ficar sem sentidos nenhuns?
Não estará a tecnologia a criar uma nova caverna de Platão? Estaremos a prepara-nos para reviver uma espécie de espelho da realidade? Não serão sombras?
Estamos voluntariamente a ir viver para dentro da Matrix???
No comments:
Post a Comment