Que cinco dias. A fome de conhecer o mundo é grande, mas desta vez abusámos um pouco!
Em cinco dias apenas, fizemos cerca de 2500 quilómetros! Desde Biarritz / Baionne (França), passando por San Sebastian (Donostia, em Língua Basca), seguindo para Bilbao, depois Santander e, por fim, Gijon.
O Plano inicial incluia terminar em Lugo, nas Termas Romanas mas terá de ficar para a próxima oportunidade.
Como sempre, gosto de fazer o meu mapa resumo. Em baixo, fiz o percurso a VERDE para a IDA e o percurso AZUL para o regresso!
Em França, estive na casa onde nasceu Maurice Ravel, em Ciboure, perto de Biarritz. Notem que foi tudo uma grande coincidência, mas eu sempre adorei o pouco que conhecia do trabalho de Ravel e foi das primeiras músicas clássicas que ouvi em criança.
San Sebastian é uma cidade muito interessante, organizada e muito cuidada.
E agora, algumas fotos minhas de Biarrizt e San Sebastian...
Em Bilbao fui finalmente a um Guggenheim . Esperava encontrar alguns clássicos, por exemplo, um "Picassozito" ou um Monet, mas era quase tudo arte moderna. No entanto sabe sempre bem, tentar ir além das nossas limitações. Além disso, sempre achei que a minha mente e a minha educação tinha tido pouca estimulação artística (E relembro que toda a nossa educação e ensino repele bastante a arte...pensem nisso!).
Mas só estar em frente ao Museu já é uma sensação fantástica. Para quem não conhece, aqui ficam algumas fotos.
E Aqui está o Pollock que eu vi. Estive a centímetros dele, o que é emocionante para quem conhece a história do Pollock. É realmente um artista que sempre me interessou. Se querem saber mais sobre este artista visionário clique aqui . Também aconselho vivamente o filme "Pollock" (Clique aqui para ver a ficha técnica) .
A seguir, Breve passeio em Santander. Mais uma vez, algo magnifico nos surpreendeu. A actual Universidade Internacional Menéndez Pelayo foi a residência oficial de verão dos Reis de Espanha. O Pálacio da Madalena, as suas paisagens lindas, um mini-zoo com leos marinhos e pinguins e praias deslumbrantes, acabaram por nos proporcionar uma tarde inesperada!
Para saber mais sobre o pálacio, Cliquem aqui
E para terminar, mais umas fotos, em Bilbao e Santander.
Quanto a Bilbao, é a cidade que eu esperava. Cosmopolita, cheia de historia, com detalhes inesperadors em monumentos e edificios.
Gijon, uma pequena cidade essencialmente turística, mas bastante agradável.
Infelimente,ao longo dos 5 dias vivemos momentos de grande vento, frio e chuva. Tivemos até de ir comprar corta-ventos!
E por ora é tudo. É um breve resumo de umas férias curtas mas recheadas de história, arte, aventura, frio, chuva, dificuldades linguísticas diversas, uma ligeira avaria nas luzes do carro (o que nos impediu de circular à noite durante 3 dias), etc, etc...mas tudo soube muito bem, porque foram FÉRIAS!
Daqui a 4 dias volto ao trabalho.
Vou aproveitar uns dias de descanso caseiro, recheado de filmes e series, e rela no sofa, enrolada numa mantinha a beber um chá...