Tuesday, April 14, 2020

The quiet games: a gamificação da quarentena é caminho para vacina social? - Por Patricia Araujo

The quiet games: a gamificação da quarentena é caminho para vacina social? - Por Patricia Araujo

Patricia Araujo, PhD. 
CEO da Método Positivo Consultoria
Consultora Employer Branding, Organizational Happiness 😊& Internal Marketing
Professora Universitária no IPAM, ULP-Univ. Lusófona do Porto & ISMAT-Instituto Sup. Manuel Teixeira Gomes
Instrutora de Meditação, Yoga & Mindfulness
Perfil Linkedin

#Metodopositivoconsult


Sabemos que as pessoas, nos dias de hoje, têm dificuldade em estar quietas. 

Algumas preferem inclusive autoaplicar-se eletrochoques a estar 15 minutos em silêncio com os seus pensamentos, concluiu um fascinante estudo experimental em 2014 (Pode ler um resumo aqui). 

Não é assustador? 

O estudo revelava que 67% dos homens e 25% das mulheres do estudo, autoaplicaram-se eletrochoques. Um participante aplicou 120 eletrochoques durante os 15 minutos do estudo! Por outro lado, vá lá a ciência explicar (há muito tempo mesmo!) que a motivação por punições não funciona (maus tratos, ameaças, multas, coimas, castigos, etc., não impedem as pessoas de quererem ir à praia e tentar furar a quarentena). 

Implementamos técnicas de gestão comportamental estruturada infantil com enorme sucesso. No entanto, com adultos a motivação extrínseca (por exemplo, prémios, salário, etc.) tem as suas limitações face à intrínseca, contudo neste caso acredito que funcionaria. 

Por fim, somos PIGS – Portugal, Itália, Grécia e Espanha. Sem julgamentos, mas temos determinada cultura e forma de estar que é frequentemente útil, mas neste momento é contraproducente. Se pensavam que seria fácil para nós praticar o dolce fare niente estavam enganados: O nosso dolce fare niente é ao sol, numa esplanada, a conversar, a dar uma caminhada e com bom prato e copo. E não se mudam hábitos enraizados em dois dias. 

O antropólogo Edward Hall desenvolveu a Proxémica: o estudo do uso do espaço entre indivíduos num contexto social. Evidentemente, a distância interpessoal dos povos latinos sempre foi mais curta. Uma abordagem que está prestes e ser revolucionada pela necessidade de distanciamento social atual – enquanto não chega a vacina biológica, tentemos implementar o que alguns chamam a vacina social.

Continue a ler o artigo aqui:
 https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/the-quiet-games-a-gamificacao-da-quarentena-e-caminho-a-para-vacina-social/

No comments:

Post a Comment