Sunday, January 18, 2015

The List is Out! Oscars, version. 87

Perante a minha grande agitação nestes dias em que é divulgada a lista dos nomeados da Academia, só me dá para pensar, o que raio ando a fazer nesta vida, se o pico mais relevante de todo o ano é este!
E é, para mim.
Descarregar a lista, marcar a data da noite da carpete vermelha na agenda, começar a ir ver todos os filmes que estão em falta, encontrar amigos com quem trocar impressões, procurar (nao muito arduamente) um grupo com quem passar a Noite dos óscares, entre petiscos e bom vinho, mantinhas e sofãs.

Se um dos melhores (se não o melhor) momento do meu ano é este, o que raio é que eu estou a fazer da vida?
Porque não trabalho em algo relacionado com cinema?
Eu cresci no cinema. Não tanto como gostaria, mas com um avô projeccionista,o melhor que me poderiam deixar fazer era ir com ele ao cinema. 
Estou certa, quase certa, que, caso eu tivesse nascido rapaz, poderia ter passado imensas matinés lá, no banquinho detrás só para mim. Infelizmente, as meninas não podem ver determinadas coisas e têm mais coisas que fazer do que passar a vida a ver filmes...
Pois...azar. Ainda fez pior. 
Podia ter resolvido a curiosidade toda na altura, mas agora, trinta anos depois, o melhor momento do meu dia continua a ser ver um filme.

Talvez se eu tivesse seguido uma profissão ligada ao cinema, a magia desapareceria.

Continuo a querer ser, ou já sou, escritora. A arte, em forma de escrita, está-me no sangue. Mas perante tão fantásticos autores neste mundo, às vezes simplesmente arrumo esse desejo no cantinho de mim e penso, "não vale a pena". Não dá para fazer melhor.

Ano a ano, confesso, eu e se calhar muitos mais críticos profissionais ou amadores, tenho sentido a Academia, o brilho da academia, a desvanecer um pouco. Talvez como sempre, como em toda a história, estou no generation Gap e ainda nem dei conta. Já começo a pensar e a dizer ocasionalmente que algo "já não é o que era"...e isso é um sinal...de que estou a passar para a geração anterior.

Independentemente de tudo, esta emoção de preparar e viver a noite da academia, ficará. Talvez para sempre. E não sei se, no futuro, haverá algo que lhe tome o lugar no ponto mais alto do meu ano...