Tuesday, February 10, 2015

“Captain's log # 1 – Destination “Planet” Salamanca”

“Captain's log # 1 – Destination “Planet” Salamanca” (Se puderem imaginar a minha voz em voz off, será perfeito!)


Cá estou. Salamanca esperou-me muitos anos.
Foram 483 km, por um caminho belíssimo que não repetirei tao cedo. Lindoso, Ourense, Puebla de Sanabria, Zamora e, por fim, Salamanca.

Todo o caminho pensei…finalmente, “Vou fazer Erasmus quase aos 40 anos” e depois pensei … “Que estranho, vou fazer Erasmus quase aos 40 anos”. E flutuei entre os dois durante boa parte da Viagem.

Uma boa parte do caminho senti-me simplesmente como uma espécie de “Pale blue dot”, tão insignificante no meio de vales e montanhas, neve e planícies, que invadem a alma e nos preenchem ao mesmo tempo que de certa forma nos esvaziam o ego.

As fotos nunca fazem jus à grandiosidade destas paisagens, mas cá vão...



Neve de um lado, neve do outro, sinais escorregadios, um frio de arrepiar mas seco. E o sossego das (excelentes!) estradas espanholas...

A RFM e a Radio Comercial acompanharam-me uma boa parte do caminho Espanhol, o que foi reconfortante. Obrigado RFM e Comercial! (tive de ir saltitando entre as duas para ver qual melhor difundia sinal!)
A caminho, dou por mim na Route 66. “Get your kicks on route 66!” (A A-66 Espanhola, liga Zamora a Salamanca.)

Finalmente vou poder dizer (sem que seja um erro) … “Voy a ir” e vou poder trocar os “b’s” pelos “v’s”!

Isto do Erasmus em Doutoramento já é outra coisa. Vim no meu carro, estou no meu quarto de hotel e, claro, depois de quase 500 kn estou completamente de rastos, mas bem.

Salamanca acolheu-me bem e a vista da Terraza da minha simpática e modesta Pensión é fabulosa. É só ver as imagens.

Ah, pois é! São mesmo estas!





Tinha saudade de escrever. Depois destes anos todos na escrita cientifica dou por mim a perder qualidades de escrita que sempre tive. A riqueza da adjetivação, da qualificação, dos atributos, está a desaparecer completamente, o que me deixa muito triste, claro. Tentarei não deixar a escritora que vive em mim desde os 10 anos morrer.
Penso que Salamanca ajudará.
Amanhã começam os trabalhos na Universidade Pontifícia de Salamanca!
Por ora, é tudo!

Log out.

No comments:

Post a Comment